Rios de Saúde garante atendimento médico e cidadania a Curralinho.

Governo Popular e Marinha do Brasil atenderam nesta sexta-feira, 4, moradores do primeiro dos cinco municípios do Marajó no roteiro do oitavo "Rios de Saúde" - Curralinho. É a terceira vez que Curralinho participa da ação do Governo Popular e da Marinha: a primeira em abril de 2008 e depois em março do ano passado. Seis mil pessoas receberam atendimento nas duas versões. "Curralinho tem uma grande necessidade por atenção básica de saúde. Voltamos para atender essa procura", explica Ana Cristina Marçal, coordenadora das Unidades Móveis da Sespa.
As pessoas de Curralinho terão atendimento em clínica médica, pediatria, odontologia e oftalmologia. Basta pegar a senha no cais e preencher uma ficha na triagem do navio. Ir ao dentista exige primeiro uma passada no escovódromo, para orientações de higiene bucal e aplicação de flúor.
Há imunização na sala de vacinas, além de exames laboratoriais; preventivo do câncer do colo do Útero (PCCU), com resultado entregue no mesmo dia; medicação prescrita por patologista e o aconselhamento de técnicas em enfermagem da Sespa.
Pacientes atendidos no ambulatório de oftalmologia agendam o recebimento de óculos de grau, entregues conforme a disponibilidade de lentes na oficina do navio. Os casos mais complexos são encaminhados ao Hospital Bettina Ferro, da UFPA, referência estadual no assunto.
Três clínicos da Marinha fazem a triagem de pacientes que precisam de tratamento fora de Curralinho. Casos mais simples são tratados com a medicação da farmácia do navio Pará.
Uma biblioteca foi montada no navio pelas técnicas da Seduc, para as crianças lerem, brincarem e interagirem entre si. A Seduc entregará kits do premiado programa "Catalendas" a quatro escolas estaduais no município.
Palestras abordarão temas como Financiamento Pesqueiro, Bolsa Família, Prevenção ao Abuso Sexual e Manipulação do Açaí. Um técnico da Fundação Curro Velho cuidará da programação cultural.
Curralinho recebe o "Rios de Saúde" até segunda-feira, 8. No dia 9, terça, é a vez de Oeiras do Pará, até 12 de março. Depois virão Portel, de 13 a 16 de março; Melgaço, em 17 e 18, e Breves, de 20 a 25.
A ação Rios de Saúde mobiliza 120 pessoas, dentre a tripulação da Marinha e servidores da Sespa, Sepaq, Seir, Seduc, Lacen, Secom, Corpo de Bombeiros e Hospital Bettina Ferro.
Secom, com informações de Mozart Lira

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Memórias de Santa Luzia do Pará