Bombeiros formam nova turma, cujos três primeiros lugares são mulheres.

Belém - A governadora Ana Júlia Carepa prestigiou nesta quinta-feira, 4, a formatura de 176 novos soldados bombeiros, que depois de cumprirem carga horária de 710 horas/aula, estão aptos a atuar na defesa de vidas humanas. A turma, batizada Dra. Zilda Arns, em memória à médica sanitarista morta durante o terremoto que abalou o Haiti, vai atuar na Região Metropolitana de Belém, mas 40 deles seguirão para Breves.
A governadora fez a outorga de medalha de dedicação e estudos e entregou a promoção à primeira colocada da turma, a soldada bombeiro Helen Favacho Melo, que obteve a nota máxima de 9,7 de desempenho. A segunda e terceira colocadas geral do curso, também são mulheres: Mariana Vilhena de Lima e Ana Kécia Eloi de Lima.
A formatura foi prestigiada por familiares e muitos não esconderam a emoção de ver seu ente se formar e tornar-se um soldado bombeiro. Madrinhas e padrinhos entregaram as divisas de graduação de cada soldado. A turma prestou juramento e desfilou perante o pavilhão nacional. Ao falar em nome dos formandos, Helen Favacho agradeceu aos que apoiaram o empenho de cada um para se formar - familiares, o comando do Corpo de Bombeiro Militar e também à governadora Ana Júlia, que, segundo ela, "enfrenta com coragem e destemor os graves problemas em todo o Estado". Reconheceu ainda os investimentos feitos pelo governo do Estado no Corpo de Bombeiros.
Helen Favacho destacou ainda a abertura da instituição para receber mulheres em seus quadros, dando condições de igualdade a todos os gêneros. Na turma Dra. Zilda Arns se formaram 10 mulheres, que agora passam a integrar o grupo de militares femininas do Pará.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Gerson destacou que somente na gestão Ana Júlia o Pará foi contemplado com mais 800 bombeiros em seus quadros, façanha nunca ocorrida em gestões anteriores. O Comandante afirmou que foi grande o empenho para a realização dos cursos e que a qualidade da capacitação é a mesma em todos os pólos.
Ao dar as boas-vindas aos novos alunos, o coronel Paulo Gerson frisou que os bombeiros são uma instituição que protege a vida e tem como maior arma a solidariedade. Disse ainda que os novos soldados integram uma rede mundial formada por bombeiros de todo o mundo que pratica os mesmos princípios: respeito à vida, proteção ao patrimônio, baseado nos pilares da hierarquia e da disciplina.
Para a governadora Ana Júlia, os bombeiros são motivo de orgulho não só de suas famílias, mas de todo o Pará. "Vocês escolheram uma profissão nobre, mas de risco. No entanto, os que ingressam hoje na carreira dispõem de todos os equipamentos necessários e condições adequadas para a realização de seu trabalho".
A governadora lembrou que seu governo destinou R$ 1,1 bilhão para a área da Segurança Pública em 2009 e que seu governo adquiriu 1.140 viaturas, fora os veículos de combate dos bombeiros. A governadora elogiou a escolha do nome da turma e disse que a Dra Zilda Arns é um espelho para todos aqueles que escolheram cuidar das pessoas como lema de vida. No final da solenidade, foi realizada uma breve demonstração de veículos, equipamentos e do helicóptero de resgate e apoio do Corpo de Bombeiros do Pará. A nova turma se apresenta ao trabalho na próxima segunda feira, 8.
Ivonete Motta

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Dilma politizou mulheres que não gostam de política, no programa da Ana Maria Braga

Listão completo dos aprovados da UFPA