Dilma sobe em pesquisas, Serra cai e mídia se desespera
Publicado em 16-Ago-2010
Aproxima-se a data do 1º turno - daqui a 48 dias - nossa candidata a presidente, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) cresce na preferência do eleitorado, amplia sua vantagem nas pesquisas em relação ao candidato da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS) que continua a cair e a mídia que o apoia entrou em desespero total.
Leiam-na e ouçam-na com um pé atrás - como se diz - redobrem a atenção e o cuidado, porque não só os editoriais (onde é praxe deveriam mesmo corretamente veicular e assumir suas opiniões), mas até mesmo na forma de editar o material do dia a dia estão fazendo campanha. Embutem suas posições políticas, defendem seus interesses e do candidato que apoiam.
A mídia está cada vez mais editorializada, inclusive no noticiário. As matérias estão todas ligadas a denúncias, a tentativas de forjar escãndalos. Vejam no fim de semana e hoje as reportagens do Estadão sobre o caso da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), velho, sem novidades, mas desenterrado só com fins eleitorais; a intensificação dos ataques a Petrobras e ao BNDES; e a continuidade das críticas à política externa do governo Lula.
Insere-se na mesma estratégia de pânico e do vale-tudo, a capa e matéria principal de Época dessa semana reativando o mais que batido e esclarecido passado de Dilma Rousseff na luta armada na resistência à ditadura. Também é o caso de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) feita no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), que envolve o período de 2003 a 2008 - também antiga, explorada por O Globo no domingo (leia notas abaixo).
Foto: Paulino Menezes