Santa Luzia no combate a violência contra as mulheres

Siga @MartEdson  
A Caminhada que marcou o dia de combate à Violência contra as Mulheres aconteceu nesta sexta-feira (25), a partir das 8h, em Santa Luzia do Pará. A manifestação teve início no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e  percorreu as principais ruas da cidade morena, realizando paradas estratégicas no fórum, Secretaria de Saúde, Assistência Social, delegacia e prefeitura.
Diversos grupos atendidos pelo Cras participam do evento que contou também com lideranças de várias comunidades luzienses.

Após a caminhada todos participarão do I Seminário Municipal pela não-violência contra a mulher, organizado pela Associação de Mulheres Olímpia da Luz (AMOL) e Secretaria de Assistência Social (SEMAS), evento ocorrido na quadra da escola Florentina Damasceno, onde pautou o conceito da violência em suas diversas formas e os principais mecanismos da rede de atendimento.

Histórico:
O dia 25 de novembro foi definido como o Dia Internacional da não violência contra a mulher durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1980 em Bogotá, na Colômbia. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabel, assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. 

16 dias de Ativismo:
Já a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher é realizada simultaneamente em 135 países. No Brasil, ocorre desde 2003. Os 16 dias, que na verdade são 18, incluem datas importantes, como o 1º de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS, e o 6 de dezembro, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Data do Massacre de Mulheres de Montreal e a Campanha do Laço Branco. A campanha desenvolve diversas mobilizações até o dia 10 de dezembro, marcado pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Calendário Nacional para Dezembro (Brasília).

DIA 1º - Dia Mundial de Luta contra a Aids;
DIA 2 - 15h - Inauguração da Banca do Presídio Feminino na Torre de TV;
DIA 6 - Campanha do Laço Branco – Homens e Mulheres pelo fim da Violência Contra Mulheres;
DIA 9 - Dia Internacional dos Direitos Humanos;
DIA 10 - 8h30 – Caminhada Mulheres Unidas contra o Crack, no Parque da Cidade;
DIAS 12 A 15 - 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.


Galeria de imagens

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema