Líder das FARC Alfonso Cano é morto
por @MartEdson |
"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes’, Alfonso Cano, que ‘foi abatido precisamente no ocidente do departamento’ de Cauca, disse o governador Alberto Gonzalez Mosquera.
"Conseguimos confirmar plenamente a morte de Cano. Ainda não sabemos os detalhes de como ocorreu, mas é um fato’, confirmou à AFP um oficial da inteligência militar.
Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008.
Em setembro de 2010, Jorge Briceno (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.
Com 'El Indio Efraín' foram detidos outros três membros da segurança de Cano, e no local da ação morreram uma mulher e o operador de rádio do grupo, conhecido por 'El Zorro'.
A captura de 'El Indio' ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguiam intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).