A Cultura agoniza, mas não morre

 




Santa Luzia do Pará, através da igreja católica e dos movimentos sociais elevou a alegria trazendo as famílias a praça da matriz para prestigiar as apresentações, as comidas típicas das festas juninas.  A cultura junina é uma tradição festiva brasileira que celebra as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, e tem suas raízes nas festividades pagãs que ocorriam durante o solstício de inverno. É uma das festas mais populares do país, especialmente nas regiões nordeste e norte do Brasil, mas também celebrada em todo o país.

 

As festas juninas são marcadas por uma atmosfera alegre e colorida, com muita música, dança, comida típica e brincadeiras. Uma característica importante dessa cultura é a valorização das tradições rurais, com muitas referências ao campo e à vida no interior.

 

A música, as danças é uma parte fundamental das festas juninas. Os tradicionais ritmos de forró, xote e baião embalam as festividades, sendo tocados por bandas de pé-de-serra ou por artistas locais. A dança também desempenha um papel importante, com a quadrilha sendo uma das principais formas de expressão. É uma dança em grupo, onde os participantes se vestem com trajes típicos, como vestidos coloridos, chapéus de palha e camisas xadrez, e seguem uma coreografia animada, já se incorpora a estas danças temas que refletem na história e nos momentos atuais


.

 

Santa Luzia do Para esta também de parabéns pela culinária junina que é uma atração à parte. Pratos como o bolo de milho, arroz com galinha, tacaca, mingau de milho, teve até pizza que é de tradição Italiana.

 

O Padre Gleison, na fala de agradecimento reforça o pedido, que não deixe a cultura morrer, não só a cultura junina como tantas outras manifestações culturais que tem no município de Santa Luzia do Pará que a cultura junina permaneça viva, é importante valorizar e preservar suas tradições. Isso pode ser feito por meio da transmissão dessas práticas culturais para as gerações mais jovens, seja através de eventos nas escolas, comunidades ou movimentos sociais, ou até mesmo em festas familiares como aconteceu este ano, tantos amigos e famílias se reunindo para celebrar estas datas, que bom que esteja acontecendo esta energia positiva entre nós.

 

Também é importante incentivar a produção artística e musical relacionada às festas juninas e outras. Valorizar e apoiar os artistas locais que se dedicam a manter viva as tradições é uma forma de fortalecer a cultura em todo seus aspectos.



 

Em resumo, a cultura junina é um patrimônio do povo brasileiro e merece ser mantida viva. Valorizar as tradições, preservar as práticas culturais, apoiar os artistas locais e promover as festas juninas são ações importantes para garantir que essa rica manifestação cultural continue a ser celebrada.

A igreja está de Parabéns, continue sempre no meio do povo.


fotos.

Prof. Silvânia

Edson Martins

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Caso Isabella: Relembre

Listão completo dos aprovados da UFPA