Os carros conectados estão chegando ao Brasil
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O ano de 2011 foi um marco no segmento tecnológico por vários motivos, mas um que vale ressaltar é o fato desse ser o vigésimo aniversário do www, ou a rede mundial de computadores (não confundir com "internet"). Se, até alguns anos atrás, você dependia exclusivamente de um computador pessoal para navegar na "teia mundial", hoje o que se tem é um outro paradigma: qualquer coisa pode ser um ponto de acesso à internet, bastando apenas empregar a tecnologia correta para isso.
Assim como os smartphones, que já correspondem a um enorme percentual de acessos à rede, a Ford prevê que você também ficará online dentro do seu carro – usando o próprio carro como canal de acesso: "Basta observar as pessoas na rua", diz Claudio Moles, Gerente de Engenharia Elétrica da montadora norte-americana. "Hoje, todo mundo tem um telefone à mão, enviando mensagens e se conectando às redes sociais. A Ford simplesmente pegou o que já existe e instalou dentro de um carro".
"O carro", no caso, é o Ford EDGE 2012, que foi apresentado à imprensa e deve chegar às concessionárias de todo o Brasil na segunda quinzena de janeiro de 2012. O novo SUV da Ford tem a capacidade de permitir que motoristas e passageiros acessem a internet convencionalmente, através de uma conexão compartilhada, criada quando se insere um modem 3G na porta USB do automóvel. A questão é: isso é feito apenas nos EUA. De acordo com Jader de Amorim e Juliano Medeiros, respectivamente, Engenheiro de Desenvolvimento do sistema Sync e Engenheiro de Infotainment da Ford, os modems 3G das operadoras brasileiras não oferecem suporte ao veiculo. "É uma questão de instalação de drivers, na verdade: a tecnologia existe no carro nacional, mas os modems não possuem o reconhecimento necessário para criar o ambiente compartilhado", diz Juliano.