quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Índios Tembés apreendem caça ilegal em Santa Luzia

Índios da etnia Tembé do auto Rio Guamá, localizada em Santa Luzia do Pará, realizaram na tarde de hoje (28), a apreensão de vários animais abatidos por caçadores que entram ilegalmente na reserva indígena, cometendo crimes de todas as especies e colocando a vida dos Tembés em risco, pois os mesmos andam fortemente armados. 

Os invasores estavam em um bando de aproximadamente 05 pessoas, nas proximidades das aldeias Ytahu e Marapinima quando foram surpreendidos pelos verdadeiros donos da reserva, que agiram rapidamente, utilizando-se de suas habilidades e o alto conhecimento da floresta, o que foi o suficiente para conseguir expulsar temporariamente os criminosos do local.

De acordo com informações, o bando seria composto por posseiros que já foram retirados do local pela FUNAI e o INCRA mais até o presente momento ainda encontram-se morando na área, desmatando e destruindo o eco-sistema por onde passam, sob a alegação que ainda tinham plantações e teriam que aguardar o período da colheita, o que ocasionou no vencimento do prazo dado pelo cacique Naldo Tembé em mais de 90 dias. Agora é aguardar o bom senso e torcer para que não haja mais conflitos pela disputa da terra.

Nenhum comentário: