Prefeito eleito é denunciado por compra de votos

DOL: Uma gravação na qual o prefeito eleito no último domingo (7) em Santa Luzia do Pará, Adamor Aires (PR), oferece empregos em troca de voto a um eleitor motivou a coligação “Unidos Por Santa Luzia” a entrar com ação de investigação na Justiça Eleitoral.

A gravação teria sido realizada no início de setembro, na casa de um eleitor que prefere não ser identificado. Adamor Aires aparece prometendo vantagens a esse rapaz e à sua família, mostrado um claro “toma lá dá cá” eleitoral.

Em um dos trechos da gravação, obtida pela reportagem do DOL, Aires fala: “Eu quero te ajudar. Tu sabes que seu for prefeito dessa cidade aqui eu não vou te abandonar, principalmente a tua família, de forma nenhuma, é a garantia que eu te dou do fundo meu coração”.

Em outro momento, o prefeito eleito reafirma seu poder para conseguir um emprego para o eleitor com quem conversava. “Vai depender só da minha caneta. Só da minha ordem para um vereador”, afirma.

Na denúncia, protocolada antes das eleições, na 41ª Zona Eleitoral, em Ourém, aparece ainda uma lista de eleitores e a quantia que eles teriam recebido do prefeito.

Hoje (8), Aires deveria comparecer a Justiça para apresentar sua defesa, mas não foi ao local. Na política, ele já foi vereador e deputado estadual.

O artigo 41 da Lei nº 9.504/97 prevê que é proibido candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, com fim de obter voto, bem ou vantagem pessoal, inclusive emprego.

Veja alguns trechos da gravação:

“Eu só estou esperando um dinheiro que me prometeram me ajudar. Mas até hoje estou somente com recursos próprios”.

“Eu só tenho dificuldades agora é de cumprir as medidas de programação que envolva muitos recursos, porque quanto eu puder arrecadar agora já é visando a reta final, como eu te falei ó. Eu tenho 25 candidatos a vereador e eu preciso arranjar um dinheirinho pra essa turma. Eu preciso dar apoio pra eles financeiro”.

“Eu quero te ajudar. Tu sabes que seu for prefeito dessa cidade aqui eu não vou te abandonar, principalmente a tua família, de forma nenhuma, é a garantia que eu te dou do fundo do meu coração”.

(Antonio Santos/DOL)

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA