Com Ginásio lotado, Paragominas lança Pacto Municipal contra as Drogas

Mais de 4 mil pessoas participaram, nesta sexta-feira, 16, no Ginásio de Esportes de Paragominas, da assinatura do Pacto Contra as Drogas, uma iniciativa da Prefeitura local, em conjunto com os poderes executivo – municipal e estadual, legislativo e judiciário. Assinaram o Pacto, além dos três poderes, mais de 100 entidades, entre igrejas, escolas, associações, sindicatos.


Coordenadora do Propaz, Izabela Jatene

Com ginásio lotado, Izabela Jatene, coordenadora do Programa de Atendimento Exclusivo para Crianças e Adolescentes (0 a 18 anos incompletos) vitimizados pela Violência Sexual – Propaz, falou sobre a importância do pacto. “O que estamos vendo em Paragominas é a união de todos em prol de um bem comum, que é o combate ao uso de drogas. Nós, do Propaz, vamos dar o apoio necessário para desenvolver esse trabalho no município”. Na ocasião também foi instituído o Proerd – Programa de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas, que trabalha com crianças que estão na 4ª série, do ensino fundamental.

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes, Secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, Coronel Costa Júnior, da Polícia Militar, a Secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES), Meive Piacese, estavam entre os presentes, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Antes da assinatura do documento, a Rádio Margarida fez a animação da platéia usando dois personagens bem caricatos, uma caveirinha e a D. Morte, e contaram de uma forma bem lúdica, o que as drogas fazem com as pessoas, principalmente com os jovens. Com o mote: “Drogas. Assim você se mata”, fizeram uma paródia do sucesso “Ai se eu te pego”, de Michel Teló e fizeram a plateia toda cantar.


Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki

Segundo o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, as políticas de combate serão focadas em três objetivos específicos: prevenção (educação e comportamento); tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). "Serão também elaboradas campanhas educativas, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais”, afirma.

Entre as iniciativas, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paragominas vai contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar profissional, para a orientação e tratamento do usuário de drogas e para a família.

De acordo com a secretária da pasta, Dyjane Amaral, será destinado um centro de atendimento específico para casos de drogadição. “O dependente e a própria família, que passam por situação de vulnerabilidade, podem procurar o centro de atendimento, onde terão o acompanhamento de uma equipe composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e educadores, pronto para acolhê-los”, afirma a secretária.

Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Saúde, Governo do Estado, através do Programa de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes vitimizados pela Violência Sexual (Propaz) e Secretaria de Estado de Segurança Pública também estão na lista de parceiros e engrossam as ações de prevenção, tratamento e contenção.


No momento onde todos deram-se as mãos em prol do Combate às Drogas, marcando o Pacto celebrado

Conselho – Na ocasião, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, decretou a criação do primeiro Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) do Estado. O COMAD será o órgão orientador da política pública sobre drogas, atuando como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais. Serão nove as entidades que farão parte do Conselho: Secretaria Municipal de Assistência Social de Paragominas, Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas, Secretaria Municipal de Educação de Paragominas, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, UMAMP, OAB/Subseção Paragominas, representantes da igrejas católica e evangélica e Câmara dos Vereadores.

Além do COMAD, o pacto abrange demais atividades, entre elas: o Programa Municipal Antidrogas, composto por projetos que atingem diferentes públicos e ambientes; Curso de Capacitação para Multiplicadores de Ações de Prevenção às Drogas, com incentivo à participação de agentes da rede e população em geral; e Ciclo de Palestras, que serão realizadas para todos os alunos, pais e educadores da rede pública e privada de Paragominas.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Caso Isabella: Relembre