sexta-feira, 29 de abril de 2011

1 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR




1
 DE MAIO , PARABÉNS Á VOCÊ TRABALHADOR, HÁ VOCÊ BRASILEIRO QUE ACORDA AINDA QUANDO NÃO SE VER O DIA, MAIS DES DE CEDO SAI DE SEU LAR PARA MAIS UM DIA DE TRABALHO ACREDITANDO EM UM FUTURO MAIS PROSPERO. O BRASIL VEM INVESTINDO EM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, O NOSSO PAÍS ESTÁ CRESCENDO ECONOMICAMENTE E COM ISSO DIMINUINDO A DESIGUALDADE SOCIAL, E CLARO QUE NÃO É DE UM DIA PARA O OUTRO QUE VAMOS VENCER OS OBSTÁCULOS QUE CIDADÃOS ENFRENTAM PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO, MAIS JÁ SE VER UMA GRANDE DIFERENÇA SE COMPARARMOS COM TEMPOS ATRAZ, CADA CIDADÃO TEM A SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO PARA ESSE AVANÇO , MUITAS VITORIAS VIRÃO E GRAÇAS A VOCÊ TRABALHADOR BRASILEIRO.

BLOG DO VICENTE CIDADE: A nova classe média do Brasil 1

BLOG DO VICENTE CIDADE: A nova classe média do Brasil 1: "Posto aqui um conjunto de link's de matérias interessantes que falam sobre o fenômeno da aparição da nova classe média brasileira e seus efe..."

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desmandos e escalabros do "novo" governo do Pará

Governador Simão Jatene dá cargo a réu por trabalho escravo 


Signatário de uma carta contra o trabalho escravo, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), nomeou como secretário estadual um acusado de manter trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão.
O processo contra Sidney Rosa, secretário de Projetos Estratégicos do Pará, corre desde 2006 na 2ª Vara da Justiça Federal do Maranhão.
Jatene é um dos 12 governadores que assinaram, no ano passado, durante o período eleitoral, um compromisso elaborado pela Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela Conatrae --comissão vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, do governo federal.
Na carta, Jatene assume o compromisso de que "será prontamente exonerada qualquer pessoa que ocupe cargo público de confiança sob minha responsabilidade que vier a se beneficiar desse tipo de mão de obra".
Segundo denúncia apresentada à Justiça pelo Ministério Público Federal do Maranhão, 41 trabalhadores foram flagrados em "condições absolutamente degradantes de vida" em uma fazenda de Rosa no município de Carutapera (308 km de São Luís).
A propriedade ficava a 130 km de Paragominas (PA), onde ele era prefeito.
A fiscalização foi feita em 2003 por fiscais do Ministério do Trabalho e representantes da Polícia Federal.
De acordo com o Ministério Público, os trabalhadores não recebiam salários porque, antes de chegar à fazenda, haviam assumido dívidas com o "gato" (aliciador de mão de obra) José Pereira da Silva, outro réu no processo.
A falta de pagamento dos salários e de registro em carteiras de trabalho é uma das justificativas da Procuradoria para classificar a situação como análoga à escravidão.
O órgão também argumenta que os alojamentos da propriedade eram precários, sem banheiros nem energia elétrica, e que não havia transporte coletivo.
Fonte: Blog Cidadão do Mundo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hospital de Ipixuna condenado

Não são apenas rumores de que o hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna do Pará não será terminado. De acordo com as notícias da própria Secretaria de Obras do Estado várias irregularidades no projeto indicam essa tese.

Esperamos não ser mais uma dos tucanos para castigar a população carente desta região.


Da Redação Agência Pará de Notícias
Seop condena obras do hospital de Ipixuna do Pará


As obras do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna do Pará foram paralisadas por irem de encontro às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Joaquim Passarinho, tomou a decisão após ser informado da situação, através da equipe técnica da Seop, que mostrou que o projeto do hospital já tinha sido "condenado" pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e que, mesmo assim, foi levado adiante pelo governo passado.

De acordo com a equipe de arquitetos e engenheiros da Seop, os relatórios mostram que, desde 2008, a situação do hospital, cujo projeto foi elaborado por uma profissional liberal a pedido do prefeito de Ipixuna do Pará, foi condenado pela Sespa, que, mesmo dando parecer desfavorável, enviou-o à Secretaria de Obras.

Caso fosse concluído da maneira que estava sendo construído, o Hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna, programado para ter 80 leitos, não seria, futuramente, aceito pelo Ministério da Saúde (MS). Entre os erros apontados no projeto e que vão de encontro às normas impostas para o eficaz funcionamento do hospital, estão os fluxos e circulações inadequados e corredores subdimensionados. Ou seja, material sujo, material limpo, funcionários, visitas e pacientes iriam circular por um único corredor, o que ocasionaria risco de contaminação hospitalar.

Além disso, as portas estão com dimensões erradas e o forro proposto é de PVC, quando a Resolução de Diretoria Colegiado (RDC n.50 de 2002) da Anvisa propõe que seja de laje, também para evitar contaminações. "Além de todas as normas técnicas que devem ser obedecidas por edificações da área de saúde, é necessário, quando forem projetadas, que incorporem características consideradas imprescindíveis, como qualidade e flexibilidade. É na fase inicial de projeto que se deve seguir as normas do Ministério da Saúde, Anvisa e ABNT, caso contrário, pode-se jogar fora o dinheiro público e prejudicar a população, no caso a de Ipixuna do Pará, que agora vai ter que esperar um novo projeto que a Sespa ficou de nos mandar", explicou o secretário de Obras Públicas, Joaquim Passarinho.

A obra tem custo previsto de R$ 16 milhões, dos quais R$ 4 milhões já foram pagos. Começou em setembro de 2009 e já havia sido construído o pórtico de acesso, onde funcionaria a urgência e emergência, setor administrativo e bloco de apoio. Ipixuna do Pará está localizada a cerca de 280 km da capital do Estado do Pará, Belém, tem 16 anos de fundação e cerca de 40 mil habitantes.
Clara Costa - Ascom Seop
25/04/2011

Enganando a quem?

Somente Deus, em sua infinita grandeza celestial e os mágicos, em suas atividades lúdicas, têm o poder de transformar os seres e os fatos.
Deus opera sobre o ser humano a fim de fazê-lo cada vez mais digno de se autoproclamar seu filho. Os mágicos, por sua vez, nos encantam com seus truques magistrais onde até o sólido se desfaz em nuvens de fumaça, em pó, em pura magia.
Há alguns dias li pelos jornais estatísticas divulgadas através do governo do estado. Primeiro foi o setor de segurança sobre a diminuição da violência no primeiro trimestre deste ano em todo o Pará. Segundo pelo IDESP destacando o aumento da pobreza no estado no biênio 2008/2009. Duas notícias em que o governo manipula números e os interpreta à sua maneira.
Diferente de Deus e dos mágicos, as mudanças e transformações não acontecem assim num piscar de olhos. Se ocorreu a diminuição a violência, muitos fatores contribuiram para isso como a ampliação de ofertas de trabalho, políticas públicas inclusivas, mais policiamento nas ruas e outras ações de resgate da cidadania e dos direitos fundamentais previstos em nossa Constituição. E o aumento da pobreza n o período citado se deu nos anos de crise internacional que atingiu os EUA e outros países do mundo mas que o Brasil se saiu muito bem, embora com sequelas.
Mas as notícias soam como se o PSDB promovesse, num toque de mágica, a pralisação de toda a trágica cadeia de violência, de tráfico de drogas, assaltos a mão armada, que ocorrem em todo o nosso Estado. Querem enganar a quem?
O mesmo ocorre com os dados divulgados pelo IDESP, importante órgão de pesquisa que quando os tucanos estavam no poder fizeram o favor de sepultar, e a governadora Ana júlia ressuscitou, reestruturou e agora se presta a esse papel de induzir o leitor de que o governo do PT foi o responsável pelo empobrecimento da população.
Diz o estudo do IDESP, que na verdade se baseia em estatisticas elaboradas pelo IBGE, Ministério da Saúde e pela SEPOF, que “embora a economia tenha crescido, não acompanhou o crescimento da população” e fala em mais de 200 mil pessoas vivendo com renda média de meio salário mínimo.

Essas estatísticas me parecem manipulação de números, que os técnicos do PSDB, a começar pelo governador Simão Jatene, sabem fazer muito bem, herdeiros que são do sistema neoliberal que tanto retrocesso causou ao País e por isso foi defenestrado nas urnas com a eleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva, esse sim, o amigo do povão que o FHC insiste em virar as costas.
A realidade, sem mágica é a seguinte: O Pará vem recebendo, há 4 décadas, uma população imensa oriunda de diversas regiões do Brasil. São milhares de famílias, produtoras rurais, técnicos, profissionais liberais, muitos com renda outras sem nenhuma, parte dela pouco escolarizadas, sem qualificação profissional que aqui encontra trabalho e meio de vida.
Mas esse processo é demorado e os pais de família têm de viver de bico ou sub emprego até se acertar.
Em meio aos bolsões de pobreza criados em torno das cidades grandes e até das pequenas proliferam a violência, o tráfico, a prostituição, que só o tempo, as políticas públicas e a evolução da sociedade irão contemporizar. Essa realidade irá perdurar, eu vislumbro, por mais 20 anos. Grandes projetos minerais, de energia e eletrificação, prospecção de petróleo, produção de biodiesel e derivados do dendê, de carne e peixe, pesquisa de bioma amazônico que tendem a se intensificar, farão do Pará o estado mais promissor nas próximas décadas.
O presidente Lula foi o grande artífice desse processo que em seu bojo apresenta distorções e consequências sociais que nós teremos de corrigir e sanar.
Em 1970, éramos pouco mais de 3 milhões de habitantes, na entrada do novo milênio somamos mais de 6 milhões e agora estamos batendo 8 milhões de habitantes.
Seremos em breve, 10 milhões e não há “PIB” nem “Per Capita” que consiga refletir a realidade deste Pará crescente e desenvolvimentista.
Todas as pesquisas nos últimos anos, vêm mostrando crescimento na criação de empregos e investimentos na agroindústria, na construção civil, no aumento de números de shopping centers e supermercados.
A população está consumindo mais alimentos, demandando mais serviços, no lazer, na sáude, no entretenimento, enfim, nossa economia cresce e aparece. Nunca se vendeu tanto veículo, motos , caminhões, como na última década e a cada dia os municípios do interior recebem novos projetos que geram emprego e renda.
Evidente que nem tudo são flores, que temos muito a realizar e a presidente Dilma está sensível a essas necessidades, por isso, tantos recursos do PAC para serem investidos em infraestrutura, em melhoria de qualidade de vida. Por esta razão é que o mapa social apresentado pelo PSDB é tão incoerente e incompleto de análise profunda. Observando com atenção, um de seus principais indicadores é o de perspectiva de vida que no Pará chega a 72,8 a maior do Brasil.
Distorcendo esses números, o PSDB pode em futuro próximo, provar do seu próprio veneno, porque o êxodo em direção ao Pará só tende a aumentar. Será que eles conseguirão fazer milhares de pessoas desaparecer num passe de mágica?

Escândalo na Alepa: tiroteio nos jornais de hoje


Recomendo a leitura dos principais jornais paraenses de hoje.
O Liberal fecha o cerco a Domingos Juvenil, através de imperdível entrevista da principal personagem do escândalo da Alepa, a ex-chefe da seção de folha de pagamentos da casa, Mônica Pinto a Enize Vidigal. Ela fala do tsunami de irregularidades na gestão de Juvenil na Assembléia Legislativa.
Já o Diário do Pará defende a chefia atirando para todos os lados em umRepórter Diário antológico: dispara em Mário Couto e revela a existência de uma pasta com indicações do Senador para as regionais do órgão no atual governo; descoberta feita durante a busca realizada pela polícia semana passada nas dependências do Detran. Ainda dedica duas notas a tentar mostrar a inutilidade das CPIs e finaliza acusando o deputado Arnaldo Jordy de "pegar leve" com alguns de seus aliados na CPI da pedofilia.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PREFEITO EVALDO APOIA FESTA INDIGENA

Aldeia Piá-Hú conta com o apoio do Instituto Popular Amazônico e do Prefeito Evaldo Cunha de Ipixuna do Pará no dia do Indio.


O município de Paragominas é rico em culturas tradicionais como ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Devido a   estas riquezas não serem tratadas com um olhar respeitador por parte do poder público, o Instituto Popular Amazônico realizou na aldeia PIA-HÚ o Dia Nacional do Índio, com o objetivo de tornar tradição esta importante data, resgatar e preservar as culturas indígenas, e divulgar o valor das culturas tradicionais.
A atividade contou com a presença da presença das comunidades indígenas e não indígenas dos arredores da aldeia Pia-Hú. Nesta reserva se localizam (5)cinco diferentes etnias: KAAPOR, TIMBIRAS, TEMBÉ, GUAJAJARA e AMANAYÉ, distribuídas em 9 (nove) aldeias: Aldeia Sítio Novo, Aldeia Xiepy, Aldeia Barrarinha, Aldeia Araçatiwa, Aldeia Canindé, Aldeia Paracuí, Aldeia Cajueiro, Aldeia Pia-Hú e Aldeia Teko – Haw.
A dificuldade no município de Paragominas de parceiros dispostos a contribuírem com a festividade fez com que recorrecemos a outro município, Ipixuna do Pará, que nos apoiou e foi fundamental para que a atividade fosse concretizada. O prefeito de Ipixuna recebeu a comissão de organização do evento que apresentou o projeto e se comprometeu de contribuir e também participar das comemorações, e no domingo (17) esteve na aldeia, onde foi bem recebido e aplaudido por todos os presentes pelo compromis
so com as comunidades tradicionais. “Contribui com a atividade por que já foi do interior e sei quais as dificuldades das comunidades que residem na área rural”, disse Evaldo Cunha, prefeito de Ipixuna, onde colocou-se a disposição das comunidades.
Além de jogo de futebol entre os índios teve as seguintes atividades: Gincana com crianças indígenas, Apresentação da Cultura indígena (danças e cantos), sorteios de brindes doados por lojas do município de Paragominas, dentre outros.
As comemorações foram realizadas no fim de semana por conta da data do Dia Nacional do Índio coincidir em meio de semana, então os próprios índios preferiram antecipar as festividades para 16 e 17 de Abril.

sábado, 23 de abril de 2011

FUXICO DO GUIMARÃES: FELIZ PÁSCOA

FUXICO DO GUIMARÃES: FELIZ PÁSCOA: "PÁSCOA É TESSURREIÇÃO E VIDA ! lembremos que Jesus dedicou sua vida mobilizando e convertendo os outros, e nos ensina que o maior mandament..."

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jornal do Brasil

PT supera PSDB em briga pela nova classe média

SÃO PAULO - Dados da última pesquisa Datafolha mostram que os eleitores da chamada  nova classe média, com renda mensal de 3 e 10 salários mínimos, são os que mais dizem preferir o PT, informa reportagem de Bernardo Mello Franco publicada na Folha de S. Paulo desta sexta-feira.

O PSDB registra seu melhor desempenho entre os brasileiros com renda familiar acima de 10 salários mínimos.
Na última semana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso causou polêmica ao escrever em artigo que se os tucanos continuarem tentando dialogar com o "povão", acabariam "falando sozinhos". Na opinião dele, o partido deveria investir "nas novas classes médias".
As afirmações foram imediatamente rebatidas pelo também ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que afirmou não ter compreendido o 1 que o adversário político quis dizer. "Nós já tivemos políticos que disseram preferir cheiro de cavalo do que de povo. Agora, tem um ex-presidente que fala para não ficar atrás do povão, esquecer o povão", disse o petista, citanto declaração do general João Batista Figueiredo, o último presidente durante a ditadura militar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sexta Feira Santa em Santa Luzia

A Sexta-feira santa de Santa Luzia do Pará, terá uma grande programação para os catolicos da cidade morena. As 7:00 da manhã teremos o encontro dos passos com nossa senhora das dores seguindo com confissão das 09:00 as 11:30. As 15:00 acontecerá a celebração da Paixão do Senhor e as 18:00 teremos a via sacra e a procissão do Senhor morto.
No sábado de aleluia será realizada a vigília pascoal as 21:00 e no domingo e programação da paroquia de Santa Luzia segue com a missa da Páscoa que ocorrerá nos horários de 7 e 19:30 na Igreja Matriz e as 17:00 no km48.

Aniversário do companheiro Edson Martins.

O Aniversário de 46 anos de vida do companheiro Edson Martins foi realizado nesta terça 19/04 na piscina clube de Santa Luzia do Pará. A comemoração que contou com a presença de diversos amigos e autoridades Luzienses foi uma grande surpresa para Martins que não sabia da organização do evento.
A Esposa Rosana Araújo e o Prefeito Louro participaram da festa
Bastante cogitado para ser o sucessor do prefeito Louro, Edson ficou emocionado depois de ouvir a homenagem feita pela sua esposa Rosana Araújo e com a quantidade de pessoas que fizeram-se presentes no local.
Os Pais de Edson Martins Participaram do Aniversário

Confira na integra a homenagem feita por Rosana Araújo.

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
“Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Escola Teodoro Costa, um sonho que virou realidade.

A escola Teodoro Costa foi inaugurada no dia 19 de abril em Santa Luzia do Pará. A comunidade do Transcaeté está feliz da vida com a administração do Prefeito Lourival Fernandes de Lima que em seis anos de mandato já reformou a mesma três vezes. 
Desta vez a escola foi reformada e ampliada e contará dentre as sua novidades com um laboratório de informatica para que as crianças da comunidade tenham um mundo de informações em suas mãos, esse que era o grande sonho da comunidade.

Sandra Batista: Sandra Batista na Luta!

Sandra Batista: Sandra Batista na Luta!

terça-feira, 19 de abril de 2011

100 dias com Jatene

Artigo do Profº Henrique Branco: Os cem primeiros dias do governo Jatene*

Prof. Henrique Branco
Nesta semana completou 100 dias que os tucanos retomaram o poder depois de quatro anos afastados do Palácio dos Despachos. O período de quarentena política dado aos governos recém-empossados vai chegando ao fim. Começará a partir de agora, as cobranças e uma forte oposição e fiscalização dos mais entendidos com relação à gestão de Simão Jatene.

O fácil discurso do desequilíbrio orçamentário (velho mantra tucano) parece não fazer o mesmo efeito de semanas atrás. Começa as cobranças por ações concretas e projetos que foram prometidos em época de campanha.

Nesta semana o governador Simão Jatene anuncia a sua agenda mínima (aliás, outro mantra do vocabulário dos tucanos), ou seja, ações de curto e médio prazo para 2011. Segundo um grande jornal de circulação na capital paraense, que mantém sua linha editorial atrelada aos interesses do governo, afirma que os setores empresariais e industriais do estado, estão em total apoio ao governo (setores historicamente apoiadores dos governos do PSDB no Pará). Por outro lado, o funcionalismo e movimentos sociais começam a articular ações de mobilização.

Os servidores estaduais articulam dentro de suas categorias movimentos de greve por não concordar com as posturas do Palácio dos Despachos em relação aos reajustes salariais. O MST (Movimento dos Sem Terras) mobiliza-se para diversas ocupações em fazendas que estão em situação jurídica irregular ou que são reconhecidas como improdutivas.

Nas três principais áreas escolhidas pelo governo Jatene (saúde, educação e segurança pública) muitas promessas é pouca ação. Saúde, por exemplo, demora nas indicações para as regionais, falta de estratégias de gestão, engessaram as primeiras semanas do governo na área. Ainda há notícias que na Santa Casa, a UTI pediátrica toda equipada, inaugurada na gestão passada, ainda não funciona. O governo prometeu mais dois hospitais regionais a serem entregues futuramente.

Na educação, não há novidades. O secretário estadual, Nilson Pinto, declara que não há orçamento para implementar ações na pasta. O PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) aprovado no governo de Ana Júlia Carepa, ainda não foi regulamentado. E não há nem planejamento de fazê-lo. Pelo andar da carruagem, uma grande greve deverá ser promovida pelo Sintepp nas próximas semanas.

O funcionalismo de uma forma geral está receoso com as posturas do novo governo. A relação entre servidores e governos tucanos nunca foi dos melhores. O DNA tucano não carrega consigo cuidados em relação à promoção de ações em prol dos servidores públicos nos seus governos. No Pará não é diferente.

Na segurança pública, há denúncias que os índices de violência que o governo diz que baixaram, na verdade estão maquiados por conta de uma manobra gerencial: a criação da central de flagrantes no bairro de São Brás. Dessa forma os fragrantes são centralizados em um só local, dificultando à ida das pessoas de bairros distantes até o local, gerando os chamados sub-registros, ou seja, fatos que acontecem, mas não entra nas estatísticas oficiais do governo, manobra clara de enganar a opinião pública. Outro ponto perceptível é a diminuição de viaturas e policiais militares nas ruas. Onde estão? Voltaram às funções de outros governos tucanos de segurança em órgãos e instituições, remanejados da rua, do policiamento ostensivo.

O governo Jatene tem sob seu controle (mantido com altos contratos de publicidades e outras benesses) os dois maiores veículos de comunicação do Estado: ORM (Organizações Romulo Maiorana) e RBA, da família Barbalho. Dessa forma mantém a politica de publicidade e comunicação de outros governos. Por isso as informações, os dados do novo governo são bem selecionados ou escamoteados conforme a conveniência.

Outra estratégia tucana é ter o maior controle possível sob o poder legislativo, tendo maioria folgada na Assembleia. O jogo de interesses, na composição de cargos tornou o mote para a migração de parlamentares que, antes, estavam no governo de Ana Júlia e agora mantem-se no Palácio dos Despachos, mas com posicionamento ideológico diferente.

Interessa discutir (e pelos 100 dias já podemos fazer um prognostico do novo governo) se as conquistas do governo passado serão mantidas? O Navegapará parece a cada dia pior; a relação republicana com as prefeituras será mantida? Os repasses fundo-a-fundo da saúde continuarão? A política de descentralização das políticas públicas será mantida? O Bolsa-Trabalho será preservado? A regularização fundiária será passado? Esperamos que não.

*Artigo do Blog do Professor Henrique Branco

Cláudio Puty: Puty critica gestão tucana no Pará

Cláudio Puty: Puty critica gestão tucana no Pará: "Em discurso proferido no plenário da Câmara, no final da tarde de ontem (14), o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) teceu críticas ao go..."

Blog da Joelma Leite: PT larga em vantagem na reforma política

Blog da Joelma Leite: PT larga em vantagem na reforma política: "Raquel Ulhôa A comissão do Senado criada para elaborar proposta de reforma política entrega hoje ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB..."

segunda-feira, 18 de abril de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO CAMARADA SOLIDÁRIO

FELIZ ANIVERSÁRIO MEU COMPANHEIRO EDSON MARTINS!
A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
“Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”. Nelson Mandela em seu aniversário de 89 anos

Encontro de blogueiros reúne referências da luta pela mídia livre - Portal Vermelho

Encontro de blogueiros reúne referências da luta pela mídia livre - Portal Vermelho

Brics alerta para inflação e defende reforma do sistema monetário - Portal Vermelho

Brics alerta para inflação e defende reforma do sistema monetário - Portal Vermelho

19 de Abril: Aniversário do Companheiro Edson Martins

Todos os amigos e servidores do Governo Solidário Estão Convidados a participar do grande café da manhã em comemoração dos 46 anos de vida do companheiro de muitas lutas e Secretário de Obras de Santa Luzia do Pará, Edson Martins.
Data: 19/04/2011,
Local: Piscina Clube.
Hora: 07 da manhã.
Obs. Não vamos deixar ele saber, pois será uma surpresa...

domingo, 17 de abril de 2011

FUXICO DO GUIMARÃES: ÚLTIMAS DA POLÍTICA EM IPIXUNA DO PARÁ

FUXICO DO GUIMARÃES: ÚLTIMAS DA POLÍTICA EM IPIXUNA DO PARÁ: "NOTÍCIAS DO ZÉ ENROLANDO... Não só enrolando, mas enrolado mesmo. PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁCONSULTA DE P..."

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TRÁFICO DE HUMANOS


Foi realizado no tarde de ontem uma audiência pública no plenário da assembleia legislativa do PARÁ referente a CPI DO TRÁFICO DE HUMANOS representantes de mais de 20 instuições e organizações nao governamentais que atuam na defesa dos direitos fundamentais do ser humano participaram.A proxima ação dos deputados da CPI sera a realização de visita no ministério da justiça e a polícia federal em BRASÍLIA para recolher material e subsídios sobre o crime no PARÁ.Esse trabalho só poderá ser realializado se contar com uma forte retaguarda social e uma instrumental de informações seguras e oficiais,disse o relator,deputado CARLOS BORDALO(PT)para ele a CPI é um instrumento de articulação e de visibilidade de problemas que nem sempre a sociedade esta sensibilizada.

O foco de trabalho da CPI esta subdividido em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual,a de contrabando de orgão e a de trabalho escravo para fins de exlporação econômica.

FUXICO DO GUIMARÃES: LULA O COMPANHEIRO DOS POBRES

FUXICO DO GUIMARÃES: LULA O COMPANHEIRO DOS POBRES: "Lula critica fala de FHC e diz que 'povão' é a razão de ser do Brasil 'Eu sinceramente não sei como é que alguém estuda tanto..."

Daniel Almeida: Por Reforma Política ampla, global e democrática - Portal Vermelho

Daniel Almeida: Por Reforma Política ampla, global e democrática - Portal Vermelho

A parceria estratégica entre Brasil e China - Portal Vermelho

A parceria estratégica entre Brasil e China - Portal Vermelho

Depois de 24 hs Termina o ''Julgamento''


Depois de 24 horas termina o julgamento dos Presos.

Foram julgados: Antonio Carlos Eusébio [acusado de mando de assassinato], Marcos Rogério Barbosa [Nenca, filho do Nego Chico], Misterlani da Silva Machado [Ernande] e Geovane Juscelino Lopes [Bola], estes acusados de formação de quadrilha, assaltos, homicídios e crimes de pistolagem.

Foram absolvidos [Nenca e Ernande] e dois condenados [Antonio Carlos e Bola] à 16 e 14 anos de reclusão, respectivamente...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Programa Saúde na Escola de Santa Luzia

A Coordenação Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE), cuja parceria resulta da junção das Secretarias de Saúde e Educação, com o apoio do Governo do Estado, promoveu na manhã desta quarta-feira, 13, na Escola João Gomes reunião com as Srªs. Márcia Monteiro, Técnica da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente, e Vera Canto Bertagnoli, Coordenadora Estadual de Saúde do Adolescente e Jovem, vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA). O evento também contou com a presença da titular da SMS, Lucivânia Blandtt. O foco principal da reunião consistiu no acompanhamento da implantação das Cadernetas do Adolescente nas escolas da rede municipal de ensino.
Confira a matéria completa no Blog: Saúde Luziense em Foco

Edson Martins Visita obras a serem inauguradas em Santa Luzia

O Secretário de Obras do Município de Santa Luzia do Pará, Edson Martins, realizou nesta Quarta-feira 13/04, visitas nas comunidades do Município onde existem cerca de 50 obras em andamento que em breve serão inauguradas e entregues a população Luziense, prioritariamente são reformas e ampliações de unidades escolares, recuperação de pontes e ramais, reforma e construção de postos de saúde. 
Iniciando a visita, Edson Martins passou pela comunidade do TransCaeté, onde fiscalizou o andamento da reforma e ampliação da Escola Teodoro Costa, que contará dentre suas novidades com um laboratório de Informática para que as Crianças possam ter acesso a rede mundial de computadores, escola esta que será inaugurada na próxima terça-feira, 19/04 as 10 da manhã.
Em seguida o Secretário verificou os trabalhos de recuperação da ponte que da acesso as comunidades de 3 Voltas e Tipitinga, onde constatou que a mesma terá os serviços concluídos ainda esta semana e será inaugurada junto com a Escola Teodoro Costa, ambas na mesma comunidade. 
Encerrando a manhã de visitas, Edson Martins esteve presente no matadouro Municipal que está com a obra acelerada e em breve será também entregue ao povo de Santa Luzia. Acho que por este verdadeiro canteiro de obras em que se transformou o município, que temos acompanhado um ataque sistemático ao Governo Solidário em diversos meios de comunicação do estado do Pará.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Casa do Cidadão Juvenal Borges é inaugurada em Santa Luzia

O Prefeito de Santa Luzia do Pará, Lourival Fernandes de Lima inaugurou no ultimo sábado 09/04 a Casa do Cidadão Juvenal Borges, um espaço que contará com diversas atividades para a população Luziense, onde podemos destacar a retirada de documentos, alistamento militar, tele centro com oficinas de informatica gratuita e a biblioteca Municipal Gilberto Matos da Costa.
Juvenal Borges foi um grande lutador pela reforma agrária de Santa Luzia do Pará e de toda a região Nordeste Paraense, falecido recentemente e merecidadente homenagiado nesta importante obra que foi entregue para o povo de Santa Luzia.
 
 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PODERIA ESCREVER MIL PALAVRAS MAIS NENHUMA DELAS APAGARIAM A DOR DE UMA PERDA INESPERADA


Nesse momento palavras confortam mais não diminuem a dor das famílias que perderam seus filhos de forma tão cruel ,por alguem que não sabia o valor de vida,meus sinceros sentimentos a essas famílias.sem palavras não so eu mais o BRASIL todo esta sentindo essa perda ate quando vidas vão ser ceifadas e nois o que podemos fazer?pergunta essa que buscamos resposta.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Massacre no Rio: Assassino deixa carta

Na carta deixada pelo atirador que abriu fogo dentro da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira fala de questões religiosas e dá indícios de que o ataque foi premeditado, além de pedir perdão pelo crime. Onze crianças morreram e 13 estão feridas, sendo que quatro em estado grave. “Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar. Após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão”, diz um trecho do documento.

Fonte: Bahia Notícias

A CIDADANIA É CONSTRUÍDA NO DIA-A-DIA

A cidadania é definida como o conjunto de direitos dos cidadãos,e está fundamentada na ideia de que todas as pessoas são iguais perante a lei.Também faz parte do conceito de cidadania a consciência de que injustiças como a fome,a pobreza e a impunidade não podem ser aceitas e devem ser eliminadas.Ser cidadão é ter direitos,mais também deveres,para fortalecer a cidadania,é necessário lutar por esses direitos para que eles sejam respeitados. Algumas atitudes do nosso dia-a-dia podem parecer simples mais fazem toda á diferença,á família é o nosso primeiro grupo de convívio social,como em toda convivência,é natural que nela surjam conflitos,nesses momentos é importante procurar resolver esses conflitos por meio do diálogo e da negociação,dentro de um clima de respeito.A sociedade também pode ser comparada com uma família se estamos preparados para solucionar problemas em nossa família ,estamos preparados para atua na sociedade de maneira respeitosa e efetiva exercendo plenamente a nossa cidadania.Participar das decisões políticas é uma das principais maneiras de exercer a cidadania,além de participar das eleições é importante fiscalizar os candidatos eleitos,existem pessoas que acham que e só votar e já cumpriu o seu papel e só o primeiro passo,acompanhar esse candidato eleito e dever de cada cidadão que o elegeu para que cumpra as promessas de campanha,existem tambem outras formas de participação politica é fazer parte de uma associação de bairro,discutir problemas e buscar soluções para os problemas do lugar em que vivemos,você pode também procurar os meios de comunicação ,para denunciar irregularidades ou fazer reivindicações.Quando comprendermos o que é cidadania e passarmos a praticá-la,compreendemos também que ,por meio de nossas opiniões e ações,temos condições de interferir na sociedade e ajudar a construir um mundo melhor.

FILHOS SÃO DO MUNDO


Filhos são do mundo (José Saramago)





Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver ".