Encontro Nacional de ONG/Aids irá discutir Crise, Identidade e Reinvenção do Ativismo

por @phelipepimentel  
Começou nesta sexta-feira (11), em Belém, o XVI Encontro Nacional de ONGs/Aids (Enong). Com o lema: “Ativismo: Crise, Identidade e Reinvenção”, o evento acontece pela primeira vez na região Norte do País. Aproximadamente 300 ativistas e profissionais da saúde vão participar de discussões sobre a política nacional de assistência e prevenção ao HIV, direitos humanos, diferenças no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras.


“Organizar o evento aqui na nossa região foi um grande desafio”, disse Amujaci Brilhante, uma das coordenadoras do encontro. Ela explica que o Pará está localizado na fronteira Norte do Brasil e que, devido às dificuldades geográficas, muitas gestantes não têm acesso ao teste de HIV e são poucos os municípios que têm serviços de aconselhamento e testagem para o HIV.

Para a militante, “o encontro irá fortalecer o movimento social na luta contra a aids na Região Norte”. 

A programação prevê ainda debates sobre Frente Parlamentares, hepatites virais, tuberculose, criminalização da transmissão do HIV, previdência e assistência social para portadores do HIV, entre outros temas.


O editor da Agência de Notícias da Aids, Lucas Bonanno, participa do encontro a convite da organização e irá apresentar o trabalho desta agência na mesa “O ativismo eletrônico e o papel das novas tecnologias da informação”.
O resultado do evento, segundo Amujaci, será um documento sobre todas as recomendações do movimento social ao Ministério da Saúde. 


O XVI Enong é uma realização do Fórum Paraense de ONG/Aids, em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Governo do Pará e Prefeitura de Belém.
Agência de Notícias da Aids.

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA