Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Siga @correioluziense 
Esta sexta-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No entanto, não há muito o que comemorar. Apenas 1,9% da população brasileira doa sangue regularmente. Ao todo, 3,5 milhões de bolsas são coletadas por ano. O ideal, segundo o Ministério da Saúde são 5,7 milhões de bolsas ao ano.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado e levar um documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH). É necessário respeitar os intervalos para novas doações - homens são 60 dias e mulheres 90 dias.

Entre os impedimentos temporários estão: resfriado (aguardar sete dias), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, tatuagem (1 ano), e situações nas quais há maior risco de adquirir DST (aguardar 12 meses).

Não pode doar quem teve hepatite após os 10 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, Aids, doenças associadas ao vírus HTVL I e II e doença de chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema