sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2011

2º domingo de Setembro
Santa Luzia do Pará


Mensagem do Pároco de Santa Luzia do Pará.



Queridos irmãos e irmãs! Paz e Bem!

Mais uma vez é Cirio, uma belíssima homenagem a nossa mãe querida, nossa rainha. Para este ano nosso tema de reflexão será: “Virgem de Nazaré, rogai por nossa conversão”.

Maria nos convida para essa magnitude, de vivenciar a misericórdia de Deus, ela nos leva no colo materno e nos entrega ao seu filho Jesus Cristo. Por quantas vezes nos afastamos do Senhor, pelo comodismo, pela falta de fé, pelas tristezas do cotidiano. Nossa conversão precisa ter a presença de Maria, o nosso propósito necessita do auxílio de nossa Mãe Santíssima. Lembremo-nos ainda, dos personagens bíblicos no qual a conversão veio fazer moradia em seu coração: Zaqueu, Maria Madalena, Mateus, e tantos outros. E os santos atuais São Francisco e Santo Agostinho fizeram um belíssimo encontro pessoal com Jesus. É hora de parar e retornar ao Senhor. E com Maria é mais fácil, pois ela sempre está ao lado de Jesus, Ela é nossa mãe, quando Jesus no alto da cruz entrega sua Mãe ao discípulo João, Ele estava entregando-a também para nós. Por isso não podemos nos afastar da presença de Jesus, especialmente no Sacramento da Eucaristia, das missas, das atividades pastorais e comunitárias.


Assim, Maria tem um papel fundamental para nossa volta, para o regresso a casa do Pai, através da devoção mariana, na recitação em família do santo rosário, na contemplação dos sagrados mistérios, na participação da Ceia Pascal. Maria nos ensina que não temos o domínio sobre a nossa historia. Não nascemos quando queremos, nem sempre vivemos da forma como gostaríamos, não morremos quando achamos que chegou a hora; tudo é Mistério, tudo é graça de Deus.


Guardar os fatos no coração é atitude de sabedoria. Quando somos sensíveis, sabemos, colher tesouros no deserto. Maria sabe guardar a Palavra no coração, pois, com toda certeza, ela já vivenciava em sua fé o ensinamento posterior de Jesus: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã; o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” [Mt 6,34].


O Coração de Maria é imaculado porque ela só guarda nele o que de fato importa. O coração de Maria não fica manchado por rancores, por ódio, por vingança e por sentimentos de soberba. Imitar Maria é saber purificar o coração, é limpa-lo de tudo que nos distancia, dos sentimentos próprios de Deus. Não é compatível querer que Deus habite em nós, sem fizermos um esforço de prepararmos a casa digna para o Altíssimo: ‘‘Quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito” [1Co 6,17].


Que as bênçãos do nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, venha sobre vós e vossa família!


Feliz Círio – 2011!


Pe. Raimundo Elias de Souza


PROGRAMAÇÃO:

Dia 03/09 [sábado]: Missa às 19:30 hs - Abertura Oficial do Círio
Equipe de Liturgia Responsável: Igreja de São Francisco 
Grupo de canto: Santa Cecília

Dia 04/09 [omingo]: Missa às 19:30hs
Animador: Nelma, 1º leitor: Marcelo, Salmo: Eligiane e 2º leitor: Waldilene
Grupo de canto: Shalon

Dia 05/09 [segunda-feira]: Missa às 19:30 hs
Animador: Lucirene, 1º leitor: Susana e Salmo: Maria do Carmo
Grupo de canto: Coral de Jesus

Dia 06/09 [terça-feira]: Missa às 19h30
Animador: Marciano, 1º leitor: Andréa e Salmo: Keylla
Grupo de canto: Neanias

Dia 07/09 [quarta-feira]: Missa às 19:30 hs
Animador: Eligiane, 1º leitor: Marciano e Salmo: Linda
Grupo de canto: Renovação

Dia 08/09 [quinta-feira]: Missa às 19:30 hs
Animador: Olinda, 1º leitor: Betânia e Salmo: Graça 
Grupo de canto: Ângeluz

Dia 09/09 [sexta-feira]: Missa às 19:30 hs
Animador: Lucia Guedes, 1º leitor: Graça e Salmo: Eligiane 
Grupo de canto: Ministério Luz 

Dia 10/09 [sábado]: Missa às 19h30
Animador: Valdenor, 1º leitor: Silvana, Salmo: Nazaré Cirino e 2º leitor: Julianne; 
Grupo de canto: Neanias
Transladação: Animador - Sônia 
Grupo de canto: Obra Nova

Dia 11/09 [domingo]:Procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Animador: Keylla, 1º leitor: Vasconcelos, Salmo: Eligiane e 2º leitor: Erivânia 
Grupo de canto: Santa Cecília
Procissão: Animador - Márcio 
Grupo de canto: Shalon

Nenhum comentário: