PREFEITO EVALDO APOIA FESTA INDIGENA

Aldeia Piá-Hú conta com o apoio do Instituto Popular Amazônico e do Prefeito Evaldo Cunha de Ipixuna do Pará no dia do Indio.


O município de Paragominas é rico em culturas tradicionais como ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Devido a   estas riquezas não serem tratadas com um olhar respeitador por parte do poder público, o Instituto Popular Amazônico realizou na aldeia PIA-HÚ o Dia Nacional do Índio, com o objetivo de tornar tradição esta importante data, resgatar e preservar as culturas indígenas, e divulgar o valor das culturas tradicionais.
A atividade contou com a presença da presença das comunidades indígenas e não indígenas dos arredores da aldeia Pia-Hú. Nesta reserva se localizam (5)cinco diferentes etnias: KAAPOR, TIMBIRAS, TEMBÉ, GUAJAJARA e AMANAYÉ, distribuídas em 9 (nove) aldeias: Aldeia Sítio Novo, Aldeia Xiepy, Aldeia Barrarinha, Aldeia Araçatiwa, Aldeia Canindé, Aldeia Paracuí, Aldeia Cajueiro, Aldeia Pia-Hú e Aldeia Teko – Haw.
A dificuldade no município de Paragominas de parceiros dispostos a contribuírem com a festividade fez com que recorrecemos a outro município, Ipixuna do Pará, que nos apoiou e foi fundamental para que a atividade fosse concretizada. O prefeito de Ipixuna recebeu a comissão de organização do evento que apresentou o projeto e se comprometeu de contribuir e também participar das comemorações, e no domingo (17) esteve na aldeia, onde foi bem recebido e aplaudido por todos os presentes pelo compromis
so com as comunidades tradicionais. “Contribui com a atividade por que já foi do interior e sei quais as dificuldades das comunidades que residem na área rural”, disse Evaldo Cunha, prefeito de Ipixuna, onde colocou-se a disposição das comunidades.
Além de jogo de futebol entre os índios teve as seguintes atividades: Gincana com crianças indígenas, Apresentação da Cultura indígena (danças e cantos), sorteios de brindes doados por lojas do município de Paragominas, dentre outros.
As comemorações foram realizadas no fim de semana por conta da data do Dia Nacional do Índio coincidir em meio de semana, então os próprios índios preferiram antecipar as festividades para 16 e 17 de Abril.

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA