ALIMENTOS FUNCIONAIS


ALIMENTOS FUNCIONAIS
Na decáda de 80 no JAPÃO foram estudados alguns alimentos que além de satisfazerem ás necessidades nutricionais basícas desempenhassem efeitos fisiológicos benéficos,e após um longo período de trabalho em 1991,a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de ``FOODS FOR SPECIFIED HEALTH USE´´(foshu) a tradução da expressão para o português é alimentos funcionais ou nutracêuticos. Segundo a (anvisa) alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento,desenvolvimento,manutenção e em outras funções normais do organismo.O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica que tem produzido inúmeros estudos com o intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças.
veja alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios á saúde. 
BETACAROTENO:possui ação antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.fontes alimentares abóbora,cenoura,mamão,manga,damasco,espinafre,couve.

LICOPENO:antioxidante relacionado á diminuição do risco de câncer de prostata.fontes alimentares:tomate.

ACIDO GRAXO:redução dos niveis de colesterol sanguineo e do risco de doenças cardiovasculares.fontes alimentares:peixes óleos de peixe.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema