domingo, 16 de janeiro de 2011

Saudades do Lula!...Lula e o adeus ao poder.

"Todos sabemos que o Lula só não teve o terceiro mandato porque não quis. Se ele tivesse decidido que era candidato a presidente, alterando a Constituição, não haveria adversário. Mas ele não quis por causa do seu profundo senso democrático"

O ex-Presidente Lula deu uma demonstração do seu amor à democracia e à própria biografia ao ter recusado o terceiro mandato. Com o nível de aprovação de quase 90%, para ele seria extremamente fácil conseguir a aprovação do terceiro mandato, numa emenda constitucional, à semelhança do que o presidente Fernando Henrique fez. O presidente Lula poderia ter feito isso, ou pelo menos ter feito essa tentativa. E seguramente, ou muito provavelmente, seria muito bem sucedida..
Campeão de popularidade
Com os 87% de popularidade que conquistou, não lhe seria difícil estimular os aliados no Congresso Nacional, que constituíram maioria, a aprovar uma emenda constitucional capaz de lhe garantir o direito de disputar o terceiro mandato.
Os seus adversários temiam isso, mas ele foi leal a si próprio, às promessas que fizera de não ficar e afastou de pronto a possibilidade. Ou seja, o momento político eleitoral oferecia-lhe a possibilidade de permanecer mais quatro anos no Palácio do Planalto, no centro das atenções, mas o seu lado democrático não o deixou sucumbir. É justo que se lhe credite respeito por esse gesto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois do Presidente Lula, só votarei no PT, esse é o Partido que transformou o Brasil.
Anderson Araújo
Brasilia - DF