Lula e Ana Júlia lançam no Pará o maior polo de produção de biodiesel do mundo.

As regiões Tocantins, Capim e Guamá, no Pará, serão o maior polo produtor de óleo de palma do mundo. Tomé-Açu é o epicentro desse polo. É a capital da bioenergia sustentável. É lá que nesta quinta-feira, 6, o presidente Lula e a governadora Ana Júlia Carepa lançarão o Programa Nacional de Óleo de Palma, que prevê a produção de biocombustível pela Petrobrás a partir do óleo de palma ou dendê (Elaeis guineensis).
Baseado na agricultura familiar, o Programa vai garantir energia sustentável para a Amazônia e o País. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo Popular, para incentivar a produção de biodiesel a partir de diferentes fontes oleaginosas e em regiões diversas, com garantia de preços competitivos, qualidade e suprimento, promovendo a inclusão social.
Quarenta e quatro municípios das duas regiões serão beneficiados, somando uma população total de mais de 1,8 milhão de habitantes. A estimativa é de um investimento de R$ 1,1 bilhão em cinco anos. Hoje o Pará tem 80 mil hectares de área plantada e até 2014 a intenção é atingir 130 mil hectares. São nove plantas industriais e o objetivo é ampliar para 12 em cinco anos, com 4.700 empregos diretos hoje e meta de 15 mil em quatro anos. São 900 parceiros na agricultura familiar e 300 médios e grandes produtores, com meta de se chegar a 13 mil e 14.500, respectivamente, até 2014.
O programa já abriu linha de crédito para o dendê, pelo Pronap-Flora e Prop-Flora, capacitou 120 técnicos para dar assistência aos produtores; investiu em melhoramento genético e produção de sementes, garantindo R$ 60 milhões para instalar uma unidade da Embrapa voltada ao cultivo do dendê; instalou câmara setorial como espaço permanente de diálogo e construção da cadeia de dendê; promoveu seminário internacional para debater boas práticas, gargalos e potencialidades e criou o ZEE Agroecológico, para garantir crédito e seguro rural.

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Listão completo dos aprovados da UFPA

Memórias de Santa Luzia do Pará