Eleições 2010

Reflexão

Parece aceitável pela maioria dos brasileiros o fato de que candidatos às próximas eleições, mesmo que estejam com processos na justiça, poderão concorrer aos cargos do executivo e legislativo, desde que não tenham sido julgados e condenados em última instância. O Projeto Ficha Limpa até agora parece estar fadado a não vingar para este ano, porque se encontra, infelizmente, nas mãos dos nossos queridos políticos.
Isto significa dizer que se o candidato, surripiou (desviou, roubou) dinheiro público, enricando ilicitamente, poderá novamente mostrar a cara - de pau, diga-se de passagem - para mim e você, e assim pedir nosso sagrado e legítimo voto. Pela Constituição brasileira todos, sem exceção, ao ser aprovado em concurso público, no ato da posse deve apresentar documentos que certifiquem sua idoneidade (aptidão) para assumir cargo ou função pública. Agora me pergunto, os políticos têm mais direito do que os outros brasileiros? E não só políticos mas todo aquele que tem dinheiro para apelar até a última instância do judiciário ficam livres. Notadamente entendo o por quê dos políticos roubarem, só vai até a última instância quem tem dinheiro para pagar bons advogados. Pois é, tem que ser mais de um dependendo do processo, se não for assim está ferrado.
Diante dessa situação, todo esse sistema político viciado na corrupção, toda a paga de responsabilidade volta-se a um gesto, ao Voto. Agora a responsabilidade é minha e sua, a que pessoas e projetos estamos depositando nossa esperança de tempos melhores, com educação e saúde de qualidade, com saneamento adequado, com planejamento (plano de governo) que beneficie à todos. Quem será o representante que melhor atenderá o dito em palanque e terá coragem e competência de transformar a realidade?
Mais uma vez estamos na berlinda, lembrem-se que é pela maioria que o Governador(a), Deputado Estadual e Federal, Senador e Presidente, é eleito. Maioria esta que depois não consegue como no dia da eleição, fazer com que o desejo de um povo, que é ver seus direitos respeitados se realizem por aqueles que ela colocou no poder.

"A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo." (Abraham Lincoln)
Paz e Bem!

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Listão completo dos aprovados da UFPA

Memórias de Santa Luzia do Pará