Povo Borari participa da Semana dos Povos Indígenas em Alter do Chão.

Um evento cultural que envolveu os rituais do Macucauá, Sairé e Tarubá marcou na manhã deste sábado (24) a participação da comunidade Borari, da vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, na programação da IV Semana Estadual dos Povos Indígenas do Pará. As apresentações contaram com a participação de alunos da 1ª série do ensino fundamental e da saraipora do Sairé, Maria Justa, na Escola Indígena Borari em Alter do Chão.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fábio de Melo Filgueiras, ressaltou que o encerramento da Semana dos Povos Indígenas em Alter do Chão foi uma escolha acertada, pela representatividade que o povo Borari tem na região. "Eu, que conheço Alter do Chão nesta oportunidade, estou impressionado com a beleza do lugar e os traços indígenas presentes em todos os lugares", disse o secretário, frisando que os debates realizados devem ajudar a avançar no direcionamento das políticas estaduais para os povos indígenas.
O superintendente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo, também participou da programação. Segundo ele, nos últimos anos os povos indígenas vêm sendo valorizados e reconhecidos pelo governo do Estado, que "quebrou uma tradição negativa de descompromisso com essa população". "Essa é a quarta versão da Semana. Ela tem avanços muito importantes, que refletem algumas conquistas dos povos indígenas do Pará com o apoio dos governos do Estado e federal, e de algumas prefeituras. Desde 2007, a governadora Ana Júlia Carepa procurou abrir um diálogo com a realização da primeira semana, onde quase 40 povos estavam representados. A partir daquele encontro, que estabeleceu uma relação direta com os povos, foi escrita uma carta com 60 itens, e essas solicitações vêm norteando as ações do governo na região", explicou ele.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema