CACHOEIRA DO PIRIÁ TERÁ NOVA SEDE DA EMATER

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Cachoeira do Piriá, região Rio Caeté, ganhará uma nova sede nesta quarta-feira (28). A inauguração das instalações, prevista para o começo da manhã, terá a presença do presidente da Empresa, Williamson Lima, e de centenas de agricultores.
Fundado no meio do ano passado, o escritório da Emater em Cachoeira agora funcionará em um prédio bem maior. Agora serão 160 metros quadrados - dos atuais 80 metros quadrados. "Esse espaço mais amplo é importante não só para recebermos os agricultores, que são muitos, mas também para acomodar o quadro funcional, que vem aumentando", diz o engenheiro de pesca Jovelino Itapirema, lotado no município.
Atualmente, a atuação da Emater em Cachoeira considera especialmente os assentados da reforma agrária, já que, só dessa categoria, a Emater atende a quase cinco mil famílias no município. Esse trabalho se fortaleceu por conta de três convênios assinados pela Emater em 2008 com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os convênios envolvem mais de 32 mil famílias de 125 assentamentos em 46 municípios, com investimentos que somam R$ 54 milhões.
A partir dessa parceria, a Emater de Cachoeira do Piriá tem recebido mais estrutura para atender melhor às populações de dois assentamentos federais localizados no município: Cidapar I e Cidapar III. Tais agricultores vivem sobretudo da pecuária mista (de corte e leiteira), do cultivo de mandioca e do extrativismo de açaí.
Desde janeiro deste ano, por exemplo, o número de técnicos da Emater em Cachoeira aumentou de dois para 15. São profissionais de diversas formações: engenheiros, pedagogos, sociólogos - entre outros -, sob a chefia do técnico agropecuário José Antônio Cruz. "A ideia é promover o desenvolvimento sustentável em todas as frentes: social, tecnológica, ambiental", explica o presidente da Emater, Williamson Lima.
Aline Miranda - Emater

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema