Governo faz edital inédito para tornar produtores de feijão autosuficientes.

A Secretaria de Estado de Agricultura ( Sagri) lança nesta terça-feira ( 16) o Edital de Credenciamento de Distribuição de Sementes, para o plantio da safra 2010 e estímulo à Produção e Implantação de Bancos Comunitários de Sementes, voltados exclusivamente para o acesso da agricultura familiar a sementes de Feijão Caupi.
O edital inédito no estado regulamenta e traz para o processo formal de produção as associações e cooperativas, buscando a sustentabilidade do cultivo do Caupi na agricultura familiar.
Cada associação, cooperativa, poderá se inscrever de acordo com a capacidade de produção. A expectativa é estabelecer ainda parceria com as prefeituras municipais e produtores de sementes que desejem qualificar o processo de produção, que receberão o apoio dos órgãos de assistência técnica.
O diretor de Agricultura Familiar da Sagri, Avelino Ganzer, informa que estarão à disposição para a distribuição, 266 toneladas de sementes de Feijão Caupi, das quais 116 toneladas são sementes básicas que podem ser multiplicadas por mais quatro safras. A meta é produzir mil toneladas. "Tudo isso consta do plano de desenvolvimento rural sustentável com o reordenamento do processo", disse ele.
A intenção é tornar os produtores autosuficientes em sementes. Hoje a distribuição é definida mediante levantamento de demanda, porém, com a nova política, o produtor terá a oportunidade de produzir a sua própria semente, com isso poderá planejar com maior eficiência o desenvolvimento da atividade do cultivo do Feijão Caupi, inclusive requerendo em tempo hábil financiamento para outros itens que compõem o sistema de produção.
O investimento direto é de 1 milhão de reais somente com a aquisição de sementes e fertilizantes.
Produção - O Pará é o segundo maior produtor de Feião Caupi do Brasil, com uma área plantada de 50 mil hectares e com produção de 35 mil toneladas em 2009. O maior pólo de produção no estado é o nordeste paraense, com aproximadamente 70% da produção total.
Cerca de 90% da produção do Caupi é exportada para o outros estados do Brasil, principalmente o Nordeste do país. O Edital estará disponível no endereço eletrônico: www.pa.sagri.gov.br

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Caso Isabella: Relembre