Bombeiros formam nova turma, cujos três primeiros lugares são mulheres.

Belém - A governadora Ana Júlia Carepa prestigiou nesta quinta-feira, 4, a formatura de 176 novos soldados bombeiros, que depois de cumprirem carga horária de 710 horas/aula, estão aptos a atuar na defesa de vidas humanas. A turma, batizada Dra. Zilda Arns, em memória à médica sanitarista morta durante o terremoto que abalou o Haiti, vai atuar na Região Metropolitana de Belém, mas 40 deles seguirão para Breves.
A governadora fez a outorga de medalha de dedicação e estudos e entregou a promoção à primeira colocada da turma, a soldada bombeiro Helen Favacho Melo, que obteve a nota máxima de 9,7 de desempenho. A segunda e terceira colocadas geral do curso, também são mulheres: Mariana Vilhena de Lima e Ana Kécia Eloi de Lima.
A formatura foi prestigiada por familiares e muitos não esconderam a emoção de ver seu ente se formar e tornar-se um soldado bombeiro. Madrinhas e padrinhos entregaram as divisas de graduação de cada soldado. A turma prestou juramento e desfilou perante o pavilhão nacional. Ao falar em nome dos formandos, Helen Favacho agradeceu aos que apoiaram o empenho de cada um para se formar - familiares, o comando do Corpo de Bombeiro Militar e também à governadora Ana Júlia, que, segundo ela, "enfrenta com coragem e destemor os graves problemas em todo o Estado". Reconheceu ainda os investimentos feitos pelo governo do Estado no Corpo de Bombeiros.
Helen Favacho destacou ainda a abertura da instituição para receber mulheres em seus quadros, dando condições de igualdade a todos os gêneros. Na turma Dra. Zilda Arns se formaram 10 mulheres, que agora passam a integrar o grupo de militares femininas do Pará.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Gerson destacou que somente na gestão Ana Júlia o Pará foi contemplado com mais 800 bombeiros em seus quadros, façanha nunca ocorrida em gestões anteriores. O Comandante afirmou que foi grande o empenho para a realização dos cursos e que a qualidade da capacitação é a mesma em todos os pólos.
Ao dar as boas-vindas aos novos alunos, o coronel Paulo Gerson frisou que os bombeiros são uma instituição que protege a vida e tem como maior arma a solidariedade. Disse ainda que os novos soldados integram uma rede mundial formada por bombeiros de todo o mundo que pratica os mesmos princípios: respeito à vida, proteção ao patrimônio, baseado nos pilares da hierarquia e da disciplina.
Para a governadora Ana Júlia, os bombeiros são motivo de orgulho não só de suas famílias, mas de todo o Pará. "Vocês escolheram uma profissão nobre, mas de risco. No entanto, os que ingressam hoje na carreira dispõem de todos os equipamentos necessários e condições adequadas para a realização de seu trabalho".
A governadora lembrou que seu governo destinou R$ 1,1 bilhão para a área da Segurança Pública em 2009 e que seu governo adquiriu 1.140 viaturas, fora os veículos de combate dos bombeiros. A governadora elogiou a escolha do nome da turma e disse que a Dra Zilda Arns é um espelho para todos aqueles que escolheram cuidar das pessoas como lema de vida. No final da solenidade, foi realizada uma breve demonstração de veículos, equipamentos e do helicóptero de resgate e apoio do Corpo de Bombeiros do Pará. A nova turma se apresenta ao trabalho na próxima segunda feira, 8.
Ivonete Motta

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA